Desde rastrear suas ondas cerebrais até aprofundar a prática da meditação, os dispositivos de tecnologia são a nova geração para treinar Mindfulness

BraintapApoiada por numerosos estudos de pesquisa, a meditação foi dita de forma comprovada pela comunidade neurocientífica como sendo capaz de melhorar o cérebro humano. Ela faz o seu cérebro mudar para melhor e ainda relaxa seu corpo, criando uma sensação de calma e refazimento. Além disso, você pode treinar sua mente da maneira que nunca imaginou ser possível.

No nosso mundo ocidental, no entanto, essa prática de milhares de anos é muitas vezes vista como difícil e muitas pessoas desistem pouco depois do início. Você já se sentou pensando que ia meditar e uma lista de coisas cotidianas começou a fluir na sua mente? Até que alguém nos dissesse que isso era normal, certamente os que desistiram não  sabiam o que fazer com tantos pensamentos aleatórios. Os que persistiram, com o tempo e prática, aprenderam a aquietar a mente e a concentrar a atenção em estímulos como a respiração, os sons do ambiente, entre outros.

Começamos com meditações guiadas, vídeos e aplicativos do YouTube, até descobrirmos que existem no mercado dispositivos de alta tecnologia que podem não apenas melhorar a nossa prática, mas também fornecer neurofeedback com uma visão mapeada do cérebro. Isso não é incrível?

Um desses dispositivos é o BrainTap. Criado nos Estados Unidos por Patrick K. Porter PHD e um time de neurocientistas, o aparelho apresenta mais de 400 programas para os mais diversos propósitos como, por exemplo: relaxamento, insônia, tratamento para estresse, tabagismo, perda de peso, manejo da ansiedade, dificuldades de aprendizagem, entre outros. O aparelho se utiliza de neuro-algorítimos que produzem ondas cerebrais a partir da sincronização com os sons e luzes bineurais favorecendo a neuroplasticidade que é a habilidade do cérebro de formar novos circuitos e produzir neurotransmissores.

As batidas binaurais são dois tons diferentes, separados em freqüência por apenas alguns Hertz e introduzidos em cada orelha. O cérebro então percebe um terceiro tom único. O Binaural bate o trabalho criando esta freqüência fantasma, que o cérebro então imita. Por exemplo, se tocarem um tom de portadora de 220 Hz na orelha esquerda e um tom de portador de 226,5 Hz na orelha direita, seu cérebro perceberá a diferença entre os dois, que é uma frequência de batida sutil de 6.5 Hz, a mesma frequência associada a estados profundos e meditativos. Seu cérebro segue naturalmente essa frequência e você experimenta um estado de relaxamento profundo.

O BrainTap também fornece leves pulsos de luz que viajam através dos meridianos da retina e da orelha, enviando sinais diretos para o cérebro e guiando você para estados cerebrais incomparáveis. Luz pulsante, no padrão e intensidade corretos produzem níveis de relaxamento profundo que afetam os níveis de serotonina e endorfina, que são ambos hormônios ligados com o bem estar.

O Instituto Brasileiro de Mindfulness é representante do BrainTap no Brasil. Escreva-nos e venha fazer um teste! Nosso e-mail é karen.vogel@me.com.

Fonte: The Independent UK

Link: https://www.independent.co.uk/extras/indybest/us/best-meditation-devices-at-home-mindfulness-relaxation-a9021426.html

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s