Valores: a fragrância de uma vida com significado e propósito

  Muito tem se falado sobre significado e propósito ultimamente. E facilmente nos sentimos deslocados quando escutamos as pessoas falando sobre um assunto que pode ser para nós uma grande incógnita. Uma “caça ao tesouro” que ainda não entendemos realmente a que se propõe e nem como percorrer.

  A grande dificuldade deste assunto talvez seja a falta de clareza, ou seja, qual é o meu propósito realmente? Como descobri-lo? Quais seriam aqueles princípios norteadores que me trariam sentido e mais satisfação?

  Para a Terapia de Aceitação e Compromisso, modelo americano baseado nos princípios de Mindfulness e aceitação, o termo valores seria o que temos a desbravar. Eles estão relacionados com uma qualidade de quem eu sou e não sobre um objetivo específico. Eu posso querer ser ético e honesto nas minhas relações pessoais e profissionais, por exemplo. O valor aqui é ser ético e ser honesto. Observe que é uma qualidade, uma fragrância do ser. E a partir deste sentido eu vou iniciar as ações em minha vida que são consistentes a eles.

  Se ser responsável é um valor para mim, as ações que são necessárias para colocá-lo em prática poderiam ser: acordar no horário e não enrolar na cama, avisar ao outro com antecedência sobre mudanças nos planos, entregar o projeto na data marcada, não faltar em compromissos agendados, entre outros.

  Todos nós temos muitos valores, o grande desafio é saber exatamente quais são eles. O livro e o baralho Trabalhando Valores foram pensados para auxiliar nesta compreensão. A partir da análise das áreas da nossa vida ou de situações de emoção intensa, são nelas que estão camufladas as chaves daquilo que realmente nos importa. Os sofrimentos da vida, por exemplo, nos promovem compreensões muito profundas sobre os nossos valores.

  Convido você para entrarmos nesta jornada juntos. Trata-se de um caminhar, um descobrir, um eterno escolher sobre o que nos faz sentido. Dia por dia, momento a momento, podemos escolher como queremos ser. A recompensa será o encaixe, a coerência, o sentir-se enraizado. Um lindo desbravar para você! Que a descoberta dos seus valores o levem a um lugar de sentido (e aconchego)!

Com carinho,

Karen Vogel

O Link para adquirir o livro + baralho Trabalhando Valores esta AQUI

trabalhandovalorescapa

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s